
A pandemia ainda não acabou e os conflitos entre moradores só aumentam.
Segundo o Abadi, Associação de Administradores de Imóveis, desde o começo da pandemia, em Março de 2020, o número de reclamações entre vizinhos nos condomínios triplicou e muitas delas acabaram se tornando ações judiciais.
A maior parte desses conflitos, cerca de 72%, estão relacionados ao barulho nas unidades.
O segundo é o descumprimento das regras de isolamento e procedimentos, como moradores promovendo festas em suas unidades e tentando utilizar as áreas comuns fechadas.
O terceiro, por sua vez, são atividades nas janelas ou varandas, como churrascos que deixam cheiros e acabam passando fumaças para outros apartamentos, além de competições de pipa e projeção de filmes nas paredes.
Além de outros casos, como furto nas garagens, síndico que faz uso indevido da verba do condomínio ou até acidentes e crimes dentro do próprio condomínio.
Sendo assim, a Abadi lançou um protocolo de mediação de conflitos condominiais, para evitar ações judiciais entre os moradores e vizinhos. Ele funciona como uma espécie de roteiro para a solução pré-processual.
São realizadas reuniões na presença de um mediador, cuja função é ouvir a narrativa de cada parte e incentivar uma solução amigável.
Mesmo assim, a pandemia potencializou esses conflitos, pelo fato de boa parte dos moradores terem que permanecer por mais tempo nos apartamentos, lidando com conflitos de ordem emocional e de convivência.
Procure orientação adequada para solução dos conflitos!